DESTAQUES

Meu filho não quer estudar e nem trabalhar. Só quer saber de jogar no computador. O que faço?

Blenda de Oliveira 20/11/2017 PSICOLOGIA
Meu filho não quer estudar e nem trabalhar. Só quer saber de jogar no computador. O que faço?
Fonte: imagem Pixabay
Essa é uma mudança que exigirá dos pais muita firmeza

por Blenda de Oliveira

Depoimento de uma leitora:

Publicidade - o texto continua abaixo.



“Gostaria que você pudesse me orientar a respeito de meu filho. Não sei como devo agir com ele, pois está com 19 anos e não quer saber de estudar e nem trabalhar. Também não tem namorada e fica o dia todo dentro do quarto jogando no computador. Por favor me ajude.”

Resposta: A primeira coisa seria procurar uma ajuda profissional (psicológica ou um psiquiátrica) para avaliar se não há qualquer quadro de depressão ou outra coisa. Depois disso avaliado, algumas providências precisas ser impostas. Por exemplo, terá que iniciar um trabalho. Para isso se tornar mais efetivo, corte toda e qualquer ajuda financeira. É uma medida radical, mas talvez possa surgir uma mudança. Pelo que entendi da sua mensagem, por enquanto, está nas mãos dele a decisão quanto ao estudo, trabalho e modo de vida.

Se o pai estiver presente, ambos, você e ele, devem tomar uma decisão firme. Não é aconselhável que mudem de posição.

Se é uma mãe que lida com tudo sozinha, claro, pode ser mais difícil. Às vezes filhos nessa idade intimidam um pouco com uma suposta autoridade. Mas não deve desistir. Imponha as regras para que ele continue vivendo na sua casa. Uma das regras é trabalhar ou estudar. Ajudar nas coisas da casa e ter os horários para cuidar do que pertence a ele.

Essa é uma mudança que exigirá dos pais muita firmeza e nem sempre tem resultados imediatos. Requer insistência e continuidade. Boa sorte!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo ou médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    filho, não, quer trabalhar, estudar, só, jogar

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.