DESTAQUES

Banco de tempo: conheça esse escambo inteligente

Marilena Lavorato 22/11/2017 SERVIÇOS
Banco de tempo: conheça esse escambo inteligente
Fonte: imagem Pixabay
Tempo - bem precioso: as atividades que geram crédito são as mais diversas

por Marilena Lavorato

Uma proposta bastante interessante é o Banco de Tempo. Seu funcionamento está fundamentado na ajuda mútua onde as pessoas fazem serviços comuns e contabilizam créditos em horas. É um sistema de troca de serviço por serviço ou de favores por favores. A proposta tem se aperfeiçoado com a ajuda da tecnologia de informação que conecta oferta e procura de determinado serviço e ou disponibilidade, potencializando digamos assim, o mercado do Banco de Tempo.

Neste banco, o capital é o tempo dedicado e não o dinheiro, porque a iniciativa não visa o lucro e sim o atendimento de necessidades de parte a parte.  A cada hora trabalhada, a pessoa tem direito a receber o trabalho de alguém na mesma duração, independentemente do tipo de serviço prestado.

Banco do tempo: atividades

As atividades são diversas como aulas particulares, ajuda em assuntos burocráticos, acompanhamento de idosos, cuidar de crianças, doentes, animais e plantas, receber encomendas no lugar de outra pessoa que tenha que se ausentar, entre outros.

É um banco de horas de camaradagem e favores, que você fica com crédito para usar quando necessário.

Publicidade - o texto continua abaixo.



É uma espécie de escambo de tempo, onde se trocam serviços conforme a disponibilidade de uns em contrapartida com a necessidade de outros.  

As pessoas poderem usar o tempo e não apenas o dinheiro foi definida como tendência pela Revista Time, aliás, como uma das dez mais importantes dos tempos atuais.  E isso não é difícil de entender, um escambo inteligente que conta com a ajuda da tecnologia tem tudo para dar certo.




TAGS :

    banco, tempo, dinheiro, troca, horas, trabalhadas, escambo

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.