DESTAQUES

O que faz sentido em nosso íntimo nem sempre tem nome

Samanta Obadia 28/11/2017 AUTOCONHECIMENTO
O que faz sentido em nosso íntimo nem sempre tem nome
Fonte: imagem Pixabay
“Sobre o que não se pode falar, deve-se calar”

por Samanta Obadia

Às vezes, eu não tenho nada a dizer. Não porque estou triste ou sem motivos. Simplesmente porque estou a ver a vida passar. Paralela e presente. Pacata e intensa. Contemplativa e atuante. Contraditória como ela é.

Ter sempre algo a dizer é uma cobrança indevida. A vida fala por si só na maior parte do tempo. Porque a vida é intensa por ela mesma.

Nós é que falamos demais! Tentando nomear tudo o que se passa em nós, muitas vezes deixamos de sentir verdadeiramente o que é.

O que faz sentido em nosso íntimo nem sempre tem nome. Ainda que tenhamos o desejo de falar sobre, nem sempre conseguimos descrever nossas impressões. E isso é bom. Sente?

A linguagem é parte da nossa forma de significar e de representar o mundo, mas ela é limitada pelas palavras, pelas vírgulas e pontos, pelo desenho das letras. Ainda bem! Porque nos instantes em que estou mais perto da minha alma, só entendo o que se passa quando me calo, quando sinto em silêncio.

Mas para partilhar isso com vocês, sou obrigada a transitar pelas palavras, que são boas, mas insuficientes para transmitir exatamente o que percebo. Tudo bem de qualquer jeito. Não deve haver problema nisso. Sabendo desse espaço entre nós, devemos suportar o vazio e o silêncio, sem a angústia de compreender tudo ou todos. Um pouco de mistério e incompreensão é bom.

Afinal, como disse o filósofo Ludwig Wittgenstein: “Sobre o que não se pode falar, deve-se calar”. Simplesmente assim!

 




TAGS :

    palavras, sentimentos, autoconhecimento, filosofia

Samanta Obadia

Samanta Obadia é Filósofa e Psicanalista. Ela busca em suas palestras aproximar o seu público do conhecimento, com bom humor e inteligência na direção da felicidade.



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.