DESTAQUES

Quantas xícaras de café posso tomar por dia?

Tamara Mazaracki 18/09/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Quantas xícaras de café posso tomar por dia?
Fonte: imagem Pixabay
Café ajuda a reduzir o declínio mental relacionado à idade

Por Tamara Mazaracki

Você adora tomar café e acha que não é um bom hábito? As análises mostram que quem toma café vive mais! Há uma significativa associação inversa do consumo de café com mortes por todas as causas, e especificamente com mortes devidas a doenças cardíacas, doenças respiratórias, acidente vascular cerebral, lesões e acidentes, diabetes e infecções. O café contém mais de 1000 compostos químicos e protege contra demência, Alzheimer e Parkinson, segundo diversas pesquisas.

Na última década, as autoridades reguladoras de saúde e alimentação concluíram que o consumo de café/cafeína não é prejudicial em níveis de até 400 mg por dia, equivalente a 5 xícaras de café. A cafeína tem muitas ações positivas no cérebro. Ela pode aumentar o estado de alerta e bem-estar, ajuda a concentração, melhora o humor e reduz a depressão.

O consumo de café ou de bebidas com cafeína (chá preto, chá verde, mate, cacau) ao longo da vida tem sido associado com a prevenção do declínio cognitivo e redução do risco de acidente vascular cerebral (derrame), doença de Parkinson e mal de Alzheimer. Assim, o café diário pode fazer parte de uma dieta saudável e seu consumo não precisa ser proibido para pessoas idosas. A dose considerada eficaz para proteger contra doenças mentais é de 4 a 5 xícaras de café por dia. A cafeína pode perturbar o sono e aumentar a ansiedade em um pequeno subconjunto de pessoas particularmente sensíveis. Cafeína não parece levar à dependência, embora uma minoria experimente sintomas de abstinência.
 

*Archives of Medical Science  2017. Can coffee consumption lower the risk of Alzheimer’s disease and Parkinson’s disease? A literature review.

*Practical Neurology 2016. Effects of coffee/caffeine on brain health and disease: What should I tell my patients?
 




TAGS :

    café, saúde, mental, cognição

Tamara Mazaracki

Médica especializada em Nutrologia. Membro da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia. Pós-graduada em Terapia Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia. Membro Titular da Sociedade Médica Brasileira de Intradermoterapia. Consultora com atuação em Nutrologia e Medicina Ortomolecular. CRM 52 301716 www.tamaramazaracki.med.br



ENQUETE

Qual candidato à Presidência terá mais condições de melhorar o índice da FIB (Felicidade Interna Bruta) e o do IDH (índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.