DESTAQUES

Coração agradecido

Emilce Shrividya Starling 21/03/2019 AUTOCONHECIMENTO
Coração agradecido
Fonte: imagem Pixabay
A gratidão nos traz bênçãos e boa sorte

Por Emilce Shrividya Starling

Há um grande segredo no Yoga, que pode nos tornar feliz em um momento.  Ele rapidamente abre nosso coração e nos permite ver cada acontecimento como uma benção. Esse segredo nos faz apreciar tudo que antes nem percebíamos. Ele nos liberta da preocupação e ansiedade.

No momento que o experimentamos, ou apenas nos lembramos dele, nosso coração descansa, nossa mente se acalma e ficamos presentes e preparados para a vida diária.

Qual é esse segredo? É a Gratidão. Quando a sentimos, nós respeitamos a todos. É um antídoto do orgulho. A gratidão nos traz bênçãos e boa sorte, pois nos conecta com as vibrações divinas. Cura ressentimentos e traz o perdão.

A magia da gratidão  

Sem esse sentimento, nós não valorizamos o que temos e nunca teremos o suficiente. Com a gratidão, nós recebemos mais e mais da vida e de Deus e vemos perfeição e beleza à nossa volta. Quando praticamos esse segredo, ele nos traz desapego e compaixão.

Quando somos gratos por Deus, pela vida, pelo planeta Terra, por nosso corpo, pelos nossos pais, cônjuges, companheiros, filhos, amigos, parentes, pelo nosso trabalho, nós somos mais alegres e serenos. O perdão que surge da gratidão nos liberta da raiva e mágoas.

A gratidão não é um peso nem uma obrigação. Ela é alegria e faz surgir o contentamento do coração.

A oração é uma maneira de expressarmos gratidão. É bom cultivar o hábito de orar antes das refeições, agradecendo a Deus, ao alimento e quem preparou. Orar ao acordar e ao dormir, agradecendo a proteção, bênçãos, à nossa família e a tudo que possuímos.

Agradecer a Deus, não significa somente dizer a Deus que O ama, mas também sentir-se grato pela criação de Deus, pela natureza e todos os seres viventes.
Quem sente ingratidão, não é capaz de usufruir da felicidade. Quem reclama muito, se sente vítima e vê problemas em tudo, fica focado no que não teve ou não tem, e se sente infeliz. Nada o deixa satisfeito. No entanto, aquele que agradece, percebe o que tem e fica focado nas bênçãos de sua vida.

Muitas vezes nem percebemos as graças que recebemos na vida diária e não agradecemos. Ou nós nos esquecemos de agradecer. É importante contarmos nossas dádivas e abrirmos nossos corações para esse sentimento que nos aproxima do Ser interior que habita em nós.

A gratidão é uma prática yogue. É uma lei da natureza. E, como nos ensina o Yoga: “Quando nos tornamos gratos, recebemos mais. Quando mostramos nossa gratidão, recebemos mais”.

Prática da gratidão

Uma prática para sentir gratidão é o ato de manter uma fé firme em Deus. Ao praticar sermos gratos, nós evitamos os velhos hábitos de autopiedade ou indiferença. Quando mantemos esse esforço e essa lembrança de agradecer, um sentimento doce e maravilhoso surge em nós.  

Somos acostumados a agradecer a Deus e aos outros. Mas, quantos de nós sentimos gratidão por nós mesmos? Muitos pensam ser uma idéia egoísta. Mas não é. Justamente agora, sinta-se grato por você mesmo. Valorize-se. Veja suas qualidades, sua bondade, suas habilidades e até as pequenas coisas que você faz tão bem diariamente.

Liberte-se dos hábitos de reclamar, do desapontamento, de olhar somente o lado negativo das situações e tudo que nubla sua experiência de ver o melhor de sua vida. Lembre-se que você tem a opção de agradecer. Agradeça e sinta o que acontece em seu coração e em todo seu ser.

Namaste! Deus em mim agradece Deus em você! Fique em paz!




TAGS :

    gratidão, yoga, ansiedade, liberdade

Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.



ENQUETE

Você sente dificuldade de sair de um relacionamento abusivo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.