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Meditar pode ser fácil e natural

Emilce Shrividya Starling 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
A chave da meditação é observar a mente, os pensamentos

por Emilce Shrividya Starling

A meditação não pertence a nenhum caminho, nem religião. Faz parte de nossa natureza humana. Ela é espontânea e fácil. É um estado natural como dormir.

Geralmente, em nossas atividades diárias temos algum tipo de concentração, é como se meditássemos no que estamos fazendo. A diferença de meditar de olhos fechados é focar a atenção no interior em vez de se focar na ação.

A meditação nos conduz a um estado parecido com o estado do sono. Estamos conscientes, despertos, com a mente alerta, mas em estado de repouso. Com a prática da meditação, deslizamos para um espaço interior tranquilo, onde relaxamos e entramos em contato com a fonte interior, o Ser interior.

A meditação é muito purificadora, porque sua prática regular apaga as tensões, os condicionamentos, as mágoas, os ressentimentos guardados desde a infância que bloqueiam a mente.

A meditação nos traz serenidade, nos dá mais habilidade para enfrentar os desafios, previne doenças, elimina insônia e a inquietude da mente que traz tanto sofrimento.

Muitas pessoas fazem algumas tentativas para meditar e acham difícil porque pensam que precisam parar a mente. Acham que logo vão mergulhar em estados de paz celestial e vazio da mente. Mas precisam entender que a mente é mais forte do que um vento, como diz a Bhagavad Gita, uma escritura indiana. Ninguém pode parar o vento, apenas observá-lo, senti-lo e deixá-lo fluir. Assim também é com a nossa mente.

A chave da meditação é observar a mente, observar os pensamentos, sem se preocupar com eles, sem lutar contra eles.

Compreenda que o primeiro passo para a meditação é parar o corpo, é silenciar a atividade física. E conseguir isto já é uma conquista, pois logo que você começa a meditar, a mente inquieta faz você sentir vontade de se coçar, de se mexer, porque ela não deseja se aquietar.

É importante, porém, um apoio para a mente, senão ela fica como um barco sem rumo, à deriva. A meditação com um mantra é uma boa técnica que funciona e acalma a mente que se distrai com os pensamentos a todo o momento.

Medite e sinta como é fácil

- Escolha um local tranquilo, onde você possa se sentar por uns 15 ou 20 minutos e sentir-se relaxado. Se você não tem prática de se sentar no chão com as pernas cruzadas, pode se sentar em uma cadeira, com os pés paralelos no chão, com a coluna ereta, com as mãos para baixo sobre as coxas. É essencial uma postura confortável, sem dores, sem esforço.

- Feche os olhos e descontraia seu rosto. Sinta-se confortável. Para meditar não precisa ficar sério nem com uma ruga de concentração na testa. É um momento de alegria, então sorria levemente e sinta como isto lha dá uma sensação de bem-estar.

- Respire pelo nariz, de maneira silenciosa e harmônica. Inspire lentamente e expire longamente três vezes. Observe que a respiração começa no abdome. Sinta o movimento de vaivém do abdome e da respiração. Permita que a respiração seja natural.

- Apóie-se no mantra 'So Ham' e no ritmo da respiração. Inspire e mentalize 'So' e expire e mentalize 'Ham'. Este mantra significa: Eu sou Uno ao Ser interior. É um mantra muito poderoso, um veículo para lhe conduzir para dentro, para o espaço de paz em seu interior.

- Sinta como a repetição do mantra acalma o ritmo de sua respiração, aquieta suas ondas cerebrais e mentais.

- O quanto lhe for possível, fique sem se movimentar. Permaneça imóvel e tranquilo como uma montanha. E, se precisar se movimentar, perceba o que está fazendo, com atenção a seus movimentos.

- Saiba que quem medita perde sempre o mantra. Pensamentos vão surgir em sua mente e lhe distrair. É natural da mente pensar e julgar. E, quando perceber que algum pensamento surgiu, gentilmente, volte para o mantra e para a respiração. Mas nem tente parar ou subjugar a mente pela força. Ela vai se aquietando e parando por ela mesma com o poder do mantra e a prática da meditação.

Mesmo que você achou que não meditou porque ficou apenas pensando, lembre-se que apenas relaxar, parar seu corpo é um passo importante na arte da meditação. Muitos benefícios para a saúde física, mental e emocional vêm desse estado de relaxamento e descanso.

Assim como você escova seus dentes, crie o hábito de meditar e transforme-se para melhor. Encontre mais equilíbrio e alegria. Fique em paz!




Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.



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