DESTAQUES

Sustentabilidade é sinônimo de equilíbrio

Marilena Lavorato 10/01/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Sustentabilidade é sinônimo de equilíbrio
Fonte: imagem Pixabay
Essa tal sustentabilidade não é fácil

por Marilena Lavorato

Sustentabilidade é uma expressão que ganhou força a partir do lançamento do famoso Relatório Brundtland, ou "Our Common Future", que definia o conceito "Desenvolvimento Sustentável", em 1987.

Definido como uma forma desejada de desenvolvimento, o relatório dizia que desenvolvimento sustentável é "a satisfação das necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades". Este conceito transformou-se numa referência mundial, e a palavra "sustentabilidade" passou a fazer parte do vocabulário das pessoas.

Com exceção dos especialistas que atuam na área, a grande maioria usa a expressão "sustentabilidade" de forma equivocada. A maioria ainda confunde sustentabilidade com meio ambiente ou filantropia social, sem imaginar, que sustentabilidade nunca é uma coisa só. É meio ambiente, é justiça social, e é economia forte também. Uma situação desconectada da outra, não é sustentabilidade. Sustentabilidade é sinônimo de equilíbrio, e não é possível se equilibrar em uma perna só não é mesmo?

Essa tal sustentabilidade nada mais é do que trabalhar por ambientes e mundos mais equilibrados. Trabalhar pelo bem de todos, e não apenas de alguns. Adotar uma escala de valores que não sejam excludentes, e tragam em bojo, a ética, a solidariedade, o respeito, a inteligência e a diversidade. Essa tal sustentabilidade não é fácil, mas é a melhor escolha que podemos fazer.




Criteo Publicidade:

TAGS :

    sustentabilidade, meio ambiente, equilíbrio

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Casar consigo mesmo virou tendência e chama-se sologamia. Você faz um ritual de compromisso com seus interesses em prol da felicidade. O que você acha?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.